Clero

Diácono Geraldo Luciano Lima

Diácono Permanente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Geraldo Luciano Lima, nascido em 23 de outubro de 1974 na cidade de João Monlevade, filho de José de Souza Lima Neto e Maria das Graças Viana Lima, irmão de Marcos Antônio Lima, José Marcelo Pereira Lima e Elaine Cristina Lima. Batizado na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no dia 10 de novembro de 1974 pelo padre José Miranda. Formado em técnico de Contabilidade em 1992 e graduado em Administração de Empresas em 1994 e Ciências Contábeis no ano de 2011, atualmente funcionário da Contabilidade Arthuso. Tenho boas lembranças da minha infância, participando das missas na Matriz com os meus pais e irmãos. Não fui catequisado por catequistas da paróquia Nossa Senhora da Conceição, porque naquela época, o bairro onde morava, hoje o Industrial (Comunidade São Vicente), pertencia a São Gonçalo do Rio Abaixo, e as catequistas nos ofereciam o ensino catequético em suas casas e, depois de preparados, levavam-nos para fazer a Primeira Comunhão na igreja de São Gonçalo do Rio Abaixo.


Membro ativo da comunidade Santa Rita, inserido no grupo de jovens da comunidade – JUNEP: Jovens Unidos na Esperança da Paz – com atuação no período de 1986 a 1992. Foi neste grupo de jovens que iniciei minha participação na vida pastoral e litúrgica da Igreja. Participei do grupo de oração Santa Rita no período de 2001 a 2011. Em 05 outubro de 2002, em celebração matrimonial me casei com Simone de Oliveira Barcelos, filha de Dirceu Barcelos e Margarida de Oliveira Barcelos. Dessa união tivemos nossos filhos: Barbara Sofia Bruzzi Barcelos Lima, em 12 de julho de 2003; João Pedro Bruzzi Barcelos Lima, em 12 de julho de 2005; e Lorenzo Augusto Bruzzi Barcelos Lima, em 06 de abril de 2015. No ano 2007, eu e minha esposa iniciamos nossa participação na Pastoral Familiar, ano que também nos mudamos para o bairro Cidade Nova, comunidade São Bento, onde passamos a congregar e participar ativamente das atividades litúrgicas, grupo de oração e organização pastoral e comunitária. Em 2011 nos tornamos casal coordenador paroquial da Pastoral Familiar, permanecendo até o ano de 2013. Naquele mesmo ano de 2011, fui apresentado pelo Pároco Pe. Marcos Rosa (Paróquia N. S. da Conceição de João Monlevade), como vocacionado ao Diaconato Permanente, iniciando o Propedêutico da Escola Diaconal e, em 2012 ingressando nos estudos de filosofia da escola.


Com o apoio de minha esposa e filhos, dos párocos do período da minha formação e estágio pastoral, Pe. Marcos Rosa e Pe. Carlos Jorge, e de seu sucessor Pe. Marco José, e de toda a comunidade paroquial, fui ordenado diácono permanente, pela imposição das mãos de Dom Marco Aurélio Gubiotti, em 06 de agosto de 2016, juntamente com quinze irmãos de ministério. Como lema de minha ordenação escolhi a passagem de Jeremias 20,7 “Seduziste-me Senhor, e deixei-me seduzir”. Fomos os primeiros Diáconos Permanente da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, e tenho a honra e responsabilidade de participar deste grupo de irmãos, e também de me tornar o primeiro Diácono Permanente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Isso não é privilégio, mas um compromisso com o anuncio da boa nova, com a vivência fraterna da fé e sua dimensão comocional com os irmãos.


Atualmente atuo na comunidade paroquial Nossa Senhor da Conceição, auxiliando o pároco Pe. Marco José de Almeida e o seu vigário José Geraldo da Silva Reis, servindo a Deus no ministério diaconal, com o testemunho da minha vida matrimonial, familiar e profissional, atuando na dimensão do Cristo Servo, ajudando as comunidades e seus membros, na liturgia, no anuncio da palavra e na caridade, sobretudo aos irmãos mais necessitados. Com a graça de Deus, também estou como assessor diocesano da Pastoral da Criança, acompanhando a ação missionária em defesa da vida das crianças mais vulneráveis de zero a seis anos de vida, presente em diversas paróquias da nossa Diocese.


Funções na Paróquia e Diocese:


Diácono Permanente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em João Monlevade-MG.


Animador das Comunidades Missionárias Paroquias.


Assessor Diocesano da Pastoral da Criança.


Cidade Natal: João Monlevade – MG


Data de Nascimento: 23/10/1974


Data de Ordenação Diaconal: 16/08/2016


Data da Ordenação Presbiteral:


Bispo da Ordenação Diaconal: Dom Marco Aurélio Gubiotti


Congregação Religiosa:


FacebookWhatsAppTwitter