Comunidade

Comunidade São Bento Rua Bem-te-Vi ,252 -Cidade Nova

Origens da comunidade – A Comunidade de São Bento nasceu da iniciativa do casal Maria Sebastiana / José Braz Siqueira, moradores do Bairro Cidade Nova, que inicialmente ofereceram a Quadra de Esportes de sua residência como local de reuniões e encontros para a comunidade que se formava.


Nos encontros iniciais, constituiu-se uma primeira diretoria para articular e coordenar o trabalho: Geralda Arcanjo de Oliveira (Presidente); Eliomar Nunes de Freitas (Vicepresidente), Cleuza Floriana (Tesoureira), Marenice dos Santos de Oliveira (Vice-Tesoureira); Maria Sebastiana Pereira Siqueira (Secretária), Cristina Heles Camilo (Vice-Secretária), Moisés Efigênio Sabino dos Santos, Aline Pereira Siqueira dos Santos, Rodney de Paula Moreira e Cibele Gabriela Pereira Siqueira Moreira (Promoções e Eventos), Ingrid Arcanjo de Oliveira, Renato Francisco dos Santos e Cirlene dos Santos (Conselho fiscal).


A primeira celebração aconteceu no dia 16 de abril de 2006, às 17h e foi presidida por Paulo Sérgio Vasconcelos, tendo como Ministro da Eucaristia Sônia Nunes Corgozinho, Coordenadora da Catequese, grandes incentivadores da comunidade. Neste dia, por sugestão de José Braz, foi aclamado como padroeiro da comunidade, São Bento, pelo fato de ser o dia do aniversário do papa Bento XVI.


Após este marco inicial, foram os seguintes os passos da caminhada desta comunidade:



  •  Maio de 2006: Peregrinação nas casas com o terço de Nossa Senhora, sendo que aos sábados e domingos realizavam-se as coroações de Nossa Senhora na residência de José Braz Siqueira, com imagem doada por Dalila Gomes Pereira.

  • Junho de 2006: Preparativos para a festa de São Bento. A comunidade ganha de Dona Dalila a imagem do padroeiro em 18 de junho.

  • Julho de 2006: primeira festa de São Bento, com dez dias de atividades e promoções cuja renda foi revertida para a compra do lote para a construção da igreja, ficando o restante para a festa do ano seguinte.

  • 03 de julho de 2006: Primeira Missa celebrada na comunidade. O celebrante foi o Padre Almir Adomiran Duarte, Pároco de São Gonçalo. A partir desse dia as celebrações

    eram feitas em garagens e esquinas de ruas.


  • Fevereiro de 2007: Iniciou-se o Movimento da Mãe Rainha, tendo sido cadastradas 30 famílias para receberem a imagem da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstat.


  • Março de 2007: Foi realizado um tríduo em honra de São Bento, cuja morte se comemorava. Em maio do mesmo ano, foi realizada a coroação de Nossa Senhora, com barraquinhas nos finais de semana. Essas atividades foram realizadas no Centro Comunitário do Bairro Cidade Nova.

  • Julho de 2007: realiza-se a 2ª festa de São Bento á no lote que foi comprado com a renda da festa anterior. No dia 12 de outubro desse ano, a comunidade ganha a imagem de Santa Escolástica, irmã de São Bento, bem como outras que compõem o altar.

  • Em 05 de julho de 2008, sob a presidência de Dom Lélis Lara, Bispo Emérito de Itabira-Cel. Fabriciano, foi celebrada a missa campal no lote da capela com a brilhante presença de congados. Através da doação de materiais de construção de devotos das comunidades locais e de cidades vizinhas e com mão-de-obra oferecida pelos fiéis, prosseguem os trabalhos de construção da capela, iniciada em agosto de 2008.

  • Em Janeiro de 2009: Mesmo sem telhado, foi inaugurada a capela, com missa realizada pelo pároco, Pe. Marcos Antônio Rosa, grande companheiro a quem a comunidade deve gratidão, carinho e respeito pelo apoio espiritual e material. Vale

    registrar as inúmeras doações de materiais de construção, portas, janelas que ele conseguiu e – fato bastante significativo – o altar de mármore que, retirado da antiga capela do Hospital Margarida, foi instalado na Capela de São Bento.

  • Julho de 2009: Celebrando a quarta festa de São Bento, contamos com a presença animadora do Bispo Diocesano, Dom Odilon Guimarães Moreira, que celebrou no dia 06 de julho, já no interior da Capela São Bento.


Em conclusão, pode-se afirmar que chegar até aqui não foi fácil, pois encontramos muitos obstáculos, mas, com a fé firme em Deus, todos os desafios foram vencidos. Sabemos que vamos encontrar muitos outros pela frente, mas, com certeza,  enceremos com a intercessão de São Bento.


FacebookWhatsAppTwitter