Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

08/09 A palavra de Deus na vida do povo!
Compartilhar

A Igreja do Brasil, em 2018 refletirá no mês da Bíblia , o tema específico é: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Livro da Sabedoria”; e o lema é: “A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6). Ou seja, a Sabedoria é uma expressão da amizade de Deus por nós, seres humanos. O livro da Bíblia que vai nos ajudar no aprofundamento deste tema é o livro da Sabedoria.

A Bíblia é carta de amor de Deus Pai endereçada a toda humanidade, principalmente aos batizados, a cada um de nós filhos e filhas de Deus. Por isso, se queremos conhecer o Projeto de Deus e o que o mesmo tem a nos comunicar, aprendamos a meditar a Palavra Divina diariamente e, com certeza, encontraremos forças para conformar nossa vida à vontade de Deus Criador, Libertador e Salvador, e assim abraçaremos fé e vida. A Bíblia é, também, alimento para os cristãos, pois como nos ensina Jesus Cristo: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra de Deus” (Lc 4,4).

Quando meditamos a Palavra Deus, acolhendo-a em nosso coração, estamos nos alimentando, nos fortificamos para vencer o mal, uma vez que a Palavra Deus é viva e eficaz e tem força para transformar nossos corações.

A Palavra de Deus é ainda luz para a vida, como nos ensina o salmista: “A tua Palavra Senhor, é luz para o meu caminhar” (Sl 118, 105). Todo aquele que a acolhe no seu coração, tem sua vida iluminada, tem uma vida transfigurada, tornando-se luz para os irmãos.

A Palavra de Deus está sempre ao alcance da mão e do coração de quem segue a Deus. É claro, supondo um coração aberto, como de discípulo diante do mestre. O profeta Jeremias fez uma experiência profunda: nas mãos de Deus sentiu-se como um vaso de barro nas mãos do oleiro. O coração humano tem sede de sentido, de beleza, de verdade; no fundo, é sede da palavra de Deus. Ele é capaz de sair do seu nada quando se põe a ouvir a palavra de Deus; com sua inteligência, acolhe e compreende e, com sua vontade, é capaz de responder. Nesta abertura e neste diálogo, ele encontra sempre mais a sua identidade e sua razão de existir. Poderíamos, por isso, definir o ser humano, na sua dinâmica existencial, como o “ouvinte da palavra de Deus”.

Que Deus conceda todas as famílias, a você pai, a você mãe, a você filho, a graça de meditar, acolher, vivenciar a Palavra Divina. Assim as famílias, os lares, gozarão de vida, paz e alegria, e cada lar será um santuário de Deus, um pequeno céu aqui na terra. A família aprende a acolher de modo afável seus membros: os pais se relacionam de modo afetivo com os filhos, como Deus, com seu povo. Os filhos, por sua vez, acolhem os pais de modo pacífico, criando um ambiente integral, sereno e feliz. Pela fé na palavra de Deus, a família pode perscrutar as insondáveis riquezas do mistério divino. Isto é o encantamento de Deus na família. Sejamos felizes! Conheçamos, leiamos e meditemos a Palavra de Deus!