Origens –O Bairro Lucília, no seu começo, era conhecido como “Buraco da Mandioca”. Posteriormente, foi-lhe dado o nome que tem hoje em homenagem a Dona Maria Lucília Loureiro (Dona Liquinha) , uma das mais antigas moradoras da Rua Virgílio Lima, que atravessa todo o bairro, desembocando na Avenida Antônio Loureiro Sobrinho.
Comunidade de base -A Comunidade de Base Nossa Senhora de Fátima foi fundada em 1967 e sua primeira reunião foi realizada debaixo de uma árvore com a presença de vários moradores. Contando sempre com a presença animadora do
Padre João Batista Gomes Neto, seus integrantes se reuniam semanalmente. Em uma dessas reuniões, o Padre João nomeou o Sr. João Mota, fervoroso congregado mariano, como presidente da comunidade, formando-se com ele uma primeira diretoria constituída por Joaquim Ângelo (secretário), e outros diretores como Ester, José Jerônimo, Paulo Cardoso, José dos Santos, João Paulo e Dona Inhá. Acredita-se que o grupo, como outros congêneres instalados na Paróquia na mesma época, teve algumas dificuldades, das quais não existem registros. Sabe-se, entretanto, que o grupo se desenvolveu competentemente, a ponto de, alguns anos depois, em agosto de 1978, ter conseguido registrar o Centro Social Lucília, cujo primeiro presidente foi o Sr. Geraldo Alves Pinto.