Origens da comunidade – A Comunidade de São Bento nasceu da iniciativa do casal Maria Sebastiana / José Braz Siqueira, moradores do Bairro Cidade Nova, que inicialmente ofereceram a Quadra de Esportes de sua residência como local de reuniões e encontros para a comunidade que se formava.
Nos encontros iniciais, constituiu-se uma primeira diretoria para articular e coordenar o trabalho: Geralda Arcanjo de Oliveira (Presidente); Eliomar Nunes de Freitas (Vicepresidente), Cleuza Floriana (Tesoureira), Marenice dos Santos de Oliveira (Vice-Tesoureira); Maria Sebastiana Pereira Siqueira (Secretária), Cristina Heles Camilo (Vice-Secretária), Moisés Efigênio Sabino dos Santos, Aline Pereira Siqueira dos Santos, Rodney de Paula Moreira e Cibele Gabriela Pereira Siqueira Moreira (Promoções e Eventos), Ingrid Arcanjo de Oliveira, Renato Francisco dos Santos e Cirlene dos Santos (Conselho fiscal).
A primeira celebração aconteceu no dia 16 de abril de 2006, às 17h e foi presidida por Paulo Sérgio Vasconcelos, tendo como Ministro da Eucaristia Sônia Nunes Corgozinho, Coordenadora da Catequese, grandes incentivadores da comunidade. Neste dia, por sugestão de José Braz, foi aclamado como padroeiro da comunidade, São Bento, pelo fato de ser o dia do aniversário do papa Bento XVI.
Após este marco inicial, foram os seguintes os passos da caminhada desta comunidade:
Em conclusão, pode-se afirmar que chegar até aqui não foi fácil, pois encontramos muitos obstáculos, mas, com a fé firme em Deus, todos os desafios foram vencidos. Sabemos que vamos encontrar muitos outros pela frente, mas, com certeza, enceremos com a intercessão de São Bento.