Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

16/12 NATAL COM MARIA NA FESTA DE NOSSA PARÓQUIA
Compartilhar

Na plena Alegria da festa de sessenta anos da criação da nossa Paróquia, queremos rezar por todos, pelas bênçãos de Deus, e lhes fazer os votos de Santo Advento, Feliz Natal e Abençoado Ano de 2020. A graça da Encarnação já se expressa na maravilha da transformação da natureza humana decaída na Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservada do pecado pelos méritos de Jesus Cristo. E nela a humanidade vislumbrará seu próprio destino na redenção em Cristo, do pecado para a graça, para a participação na vida divina.

Esta participação na vida da graça é oferecida a toda a humanidade pela missão do Evangelho. O tempo do Advento, preparação para a celebração do Natal do Senhor, do Deus que vem, do Deus-conosco (Emanuel), reporta-se a todo o movimento de evangelização que partiu de Cristo para chegar aos confins do mundo, no espaço e no tempo. Vivemos a chamada CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO, e QUARTA EDIÇÃO DA CAMPANHA NATAL SEM FOME. “Quem tem fome tem pressa” que a todos convoca para dar com alegria e efusão o dom recebido e experimentado: a vida no Amor de Deus. Como Maria, fecunda do Espírito dá à luz e ao mundo Jesus, hoje a Igreja – Corpo Místico de Cristo – Deus-conosco, com alegria e efusão do Espírito é enviada para o dom do Evangelho a toda criatura, a todos os recantos da vida, a todas as periferias da existência, a toda a terra. E de modo especial a todo o João Monlevade.

Em campanha todos somos convocados (chamados juntos) a testemunhar e anunciar as alegrias do Evangelho com meios espirituais e materiais. Uma palavra de Jesus a seus discípulos torna-se atual referência: “Dai de graça o que de graça recebestes.” (Mt 10,8) O Evangelho é a difusão do Amor. Da primeira agraciada, Maria – Mãe de Jesus – feita Mãe dos homens, recebemos a educação de filhos para esta difusão da graça. Onde a necessidade a que a mãe não seja levada a socorrer? Com Maria no Natal de Jesus durante todo o ano e toda a vida. O Evangelho não nos deixa mentir. Escute, leitor, o que ensinou Jesus: “vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome e me destes de comer…” E disse também: “apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome e não me deste de comer…” (Mt 25,31-46). Em linguagem religiosa significa que Deus criou o universo para o bem dos seres humanos, de todos eles. Esse princípio é a explicitação da dignidade inviolável da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, a pessoa não pode ser instrumentalizada para nenhum fim. A ordem social deve ser tal que cada pessoa humana tenha reconhecida, na prática, sua dignidade e possa desenvolver-se até chegar a plenitude de sua humanidade. Com espírito cristão é que no dia 17/11/19, dia Mundial do Pobre, lançamos a 4ª Edição da Campanha Natal sem fome – “Quem tem fome tem pressa”! Betinho. Que irá até o dia 20/12/19, na solidariedade com Igreja Irmã da Prelazia do Marajó às Paróquias de Afuá e Chaves.

Um abraço fraterno, um Feliz Natal e Ano Novo para todos!

Padre Geraldo Reis, Padre Marco José e Seminarista Robson Afonso