Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial

Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
Frei Paulo Roberto Gomes, OFM

MÊS DE setembro de 2022
Compartilhar
A Palavra de Deus que ilumina nossos passos.

“O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9).

O mês de setembro na Igreja do Brasil é um tempo muito de aprofundamento da Palavra de Deus. O cristão deve ter essa Palavra, que é eterna e não muda, como único caminho fundamental de vida. Não vivemos sem Deus! Desde o Concílio Ecumênico Vaticano II (1965) a Igreja Católica vem dando especial atenção à Palavra de Deus. O próprio Concílio dedicou um especial e profundo estudo sobre a mesma. Com a Constituição dogmática “Dei Verbum”, sobre a revelação divina, os bispos participantes desse extraordinário sínodo afirmaram que é preciso que os fiéis tenham acesso à Sagrada Escritura (cf. DV 22).

O “Mês da Bíblia” é uma atividade da Igreja do Brasil, iniciada em 1971, e pretende ser um tempo privilegiado para aprofundar o estudo de um livro ou uma temática bíblica. O tema do Mês da Bíblia de 2022 é o Livro de Josué e o lema é “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9). O motivo principal para a escolha do Livro de Josué é a comemoração dos 200 anos da “Independência do Brasil” (1822). Desse modo, esperamos também refletir sobre a importância da terra na nossa história, alimentar a esperança e perceber em toda a trajetória do povo brasileiro a presença benevolente de Deus. O Livro de Josué, no Primeiro Testamento (PT), dá início aos livros denominados históricos, sendo o primeiro na sequência dos escritos bíblicos após os livros que compõem o Pentateuco. O tema central do Livro de Josué é a entrada do povo de Deus na Terra Prometida, após a longa travessia pelo deserto, em busca da libertação da escravidão do Egito (Ex-Dt) e do cumprimento das promessas feitas aos patriarcas e matriarcas (Gn 12-50).

Celebrando o mês de setembro, mês da bíblia, mês amarelo, em que somos convocados a olhar cada irmão, irmã com amor e aqueles que tem tendência ao suicídio, precisam do acompanhamento profissional adequado, da família e dos amigos. Atenção: a causa de suicídio não é falta de fé, não é falta de oração, é um problema que vai além de todas as coisas, é uma questão de saúde psíquica. Essas pessoas precisam ser acompanhadas e receberem muito amor, oração e presença amiga/solidária. Às vezes, precisam tomar remédios e não podem ficar sozinhas. Vamos todos tomar consciência disso e estender a mão àquele que está do nosso lado e tem esse problema. Que Nossa Senhora da Conceição, a Virgem que se alimentou continuamente da Palavra de Deus, nos auxilie a enfrentar as dores imprescindíveis desta vida. Aproveitemos este tempo para crescer cada vez mais no amor ao Deus que se fez Palavra, para estar sempre próximos a nós! Finalizamos com as bonitas e motivadoras palavras do Papa Francisco: “A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós. Nós a escutamos com os ouvidos e passa ao coração; não permanece nos ouvidos, deve ir ao coração; e do coração passa às mãos, às boas obras. Este é o percurso que faz a Palavra de Deus: dos ouvidos ao coração e às mãos. Aprendamos essas coisas.”

Um abraço fraterno a todos!

Padre Marco José, Padre Geraldo Reis, Padre José Luís, Diácono Geraldo Luciano, Seminaristas Wellington e Jonathan.